segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Votos




"Que o Senhor faça com que cresça cada vez mais o amor que vocês têm uns pelos outros e por todas as pessoas". I Ts 3:12

"Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livre de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo." I Ts 5:23

"Pedimos também que ele, pelo seu poder, realize todos os desejos que vocês tem de fazer o bem e complete o trabalho que fazem com fé". II Ts 1:11

"Que o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor, e Deus, o noso Pai, que nos ama e que na sua bondade nos dá uma coragem que não acaba e uma esperança firme, encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom". II Ts 2:16-17

"Que o Senhor os faça compreender melhor o amor de Deus por vocês e a firmeza que ele, Cristo, dá!" II Ts 3:5

"Que o Senhor da paz dê a vocês a paz, sempre e de todas as maneiras! E que o Senhor esteja com todos vocês!" II Ts 3:16

"Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês." II Ts 3:18

Esses são os votos do PROMASE a todos nossos amigos, parceiros, intercessores e mantenedores, e aos nossos irmãos sertanejos.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo a todos!!

Em Cristo, com muito carinho!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

As obras continuam!!





No Sítio dos Arrudas, as obras da casa missionária estão acontecendo! Com todas as dificuldades de levar material da cidade para o sertão, estamos já com o baldrame feito e com algumas paredes levantadas. Dia a dia Deus tem suprido o recurso para aos poucos seguirmos com a construção. Agradecemos de maneira especial a uma oferta da Igreja Metodista Central em Juiz de Fora – MG, Congregação de Itatiaia, e a seu pastor Alysson Freitas. Essa amada igreja organizou uma feijoada missionária e nos enviou uma oferta no valor de mil reais, com a qual compramos tijolos, cimentos, e pagamos fretes para o início das obras. Deus é fiel e tem demonstrado seu cuidado e amor através de irmãos queridos. Obrigado aos demais irmãos que tem ofertado. Obrigado aos sertanejos que tem nos ajudado gratuitamente com seus dons e trabalho: Cláudio, Claurian, seu Zacarias, Curica e Nildo. E aos missionários Weliton e Felipe que também tem se desgastado nesta obra, que é do Senhor!

E assim segue o reino de Deus, que como um pequeno grão de mostarda, ou um punhadinho de fermento, mais cedo ou mais tarde será manifesto no sertão maranhense diante dos olhos de todos para a glória do nome de Jesus!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

1º Almoço de Confraternização e Negócios






No último sábado, dia 03 de dezembro, tivemos um momento gostoso de confraternização e conversa em uma chácara aqui na Barra do Corda. O tema foi: Comunhão plena com o Senhor Jesus, baseado no texto de II Pedro 3:18. Fomos desafiados, como obreiros e diretoria do PROMASE, a investir mais na oração, na leitura bíblica, na obediência contínua a Deus, na confiança em Deus em cada detalhe de nossas vidas, e a permitir que o Espírito Santo nos oriente e fortaleça em nossa vida diária. Afinal, a obra é Dele, e não nossa.

Na parte de negócios, avaliamos o ano de 2011 e concluímos que a despeito das lutas, até aqui o Senhor tem nos ajudado. Aleluia! Alcançamos parte do que planejamos, e outras coisas que não havíamos planejado. Outras, precisamos ainda manter como alvos a serem conquistados. Que venha 2012 com seus desafios.

Estavam presentes o Irmão Francisco de Assis, diretor do PROMASE e organizador do evento; Roberto Cunha, tesoureiro do PROMASE; Weliton, Clea, Lucas, Adriana e Felipe - missionários; além de outros amigos e familiares. Foram momentos muito gostosos de descanso, lazer, comida, banho no rio, e risadas. Fica aqui nosso agradecimento a Deus e aos irmãos que trabalharam nos proporcionando este dia valioso.




segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Palavra de Encorajamento



“Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas nem te desanimes, porque o Senhor, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do Senhor”.   I Crônicas 28:20

Dando continuidade ao trabalho e às lutas, temos desfrutado da presença de Deus e do encorajamento dele através da Sua palavra. Temos sido constrangidos a buscar a presença de Deus, o poder do Espírito Santo, e a palavra dele para nos capacitarmos para toda boa obra. Queremos ser achados aprovados por Deus.  Sabemos que só o Senhor pode tocar corações e transformar vidas através da loucura da pregação. Que nós, vasos de barro, sejamos cheios do Espírito para que a glória de Deus seja revelada no sertão maranhense e onde quer que estejamos!

domingo, 23 de outubro de 2011

Alegria Alegria!




Inspirada pela revista Ultimato de outubro-setembro 2011, que está com uma série de textos muito bons sobre a alegria, por sinal, quero dizer que nós, do PROMASE, apesar de todas as dificuldades, temos provado que "todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus". Obrigado a todos que tem estado conosco em oração. Que o Deus de toda alegria faça transbordar o coração de vocês de paz em meio a tormentas!

Em Cristo,
Adriana Costa

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Na luta

O trabalho no sertão segue esses dias com muitas lutas. Temos sentido na pele, no corpo e na alma um pouco do que significa sofrer pelo evangelho. Doenças de vários tipos tem nos atingido. Perseguições e difamações. Às vezes, quando estamos no sertão nos preparando para pregar em algum culto, sofremos ataques como sonolência, dores no corpo, confusões na mente, desânimo, medo. O diabo sopra em nossos ouvidos que nosso trabalho não vale nada, que temos perdido tempo e saúde em vão no sertão. Muitas vezes usa bocas de humanos para nos dizer isso. Mas entre acreditar no diabo e acreditar em Deus, que diz que Nele o nosso trabalho não é vão, preferimos acreditar Naquele que tudo pode, tudo sabe e tem tudo sob seu domínio. Entretanto, estamos em luta e contamos com suas orações.

Sabendo que “podemos todas as coisas naquele que nos fortalece”, seguimos glorificando a Deus cheios de gratidão e louvor, pois a alegria do Senhor a nossa força é!

Arrependei-vos!

Nos últimos meses, tudo que tenho meditado, estudado, discutido, termina sob o mesmo clamor: arrependei-vos!

Participando de um fórum de discussão aqui na Barra do Corda organizado pela Fraternidade Teológica Latino-Americana, que discutia caminhos e descaminhos da igreja e da teologia que a acompanha, parecia que o Espírito Santo soprava para mim: é preciso arrependimento! A igreja precisa se arrepender do seu caminho torto, ensimesmado, e retornar para o Caminho, para a centralidade de Jesus Cristo em sua mensagem e em sua prática missionária e eclesial.
Recentemente, pregando em um culto na campanha de missões na igreja, chorei ao lembrar que enquanto o desejo de Cristo é salvar a TODOS, há muitos e muitos povos não alcançados, países e nações que perecem e sofrem no total desconhecimento do evangelho que é poder de Deus para salvação de todo o que nele crê. Deus não tem filhos prediletos! Mas nós por vezes demonstramos um orgulho “ocidental” e “evangelical” de estar de posse da verdade plena, enquanto nossos países e cidades evangélicas também estão afundados na lama do pecado. Novamente o clamor do Espírito: Arrependei-vos!

Arrependimento era a mensagem que João Batista pregava. Jesus, ao iniciar seu ministério, após a tentação no deserto, saiu em vários povoados conclamando pessoas a se arrependerem. Daniel, homem íntegro e reto, firmemente resolvido a não se contaminar com finas iguarias mundanas, clamou diante do trono celeste: “Deus, tenha misericórdia de nós! A nós pertence o corar, o ficar vermelhos de vergonha, por tantos pecados que temos cometido”.

Estava fazendo minha devocional, quando me deparei com meus próprios pecados, incapacidades, mesquinharias, invejas, ciúmes, falso juízo, justiça própria, amor e apego ao conforto e às coisas materiais, impurezas, cobiças, e clamei: “tenha misericórdia de mim, Senhor! Gera em mim o verdadeiro arrependimento”.

Arrependimento, mais do que dor, choro e gemido, é mudança de atitude. Somos chamados a produzir frutos dignos de arrependimento – frutos que demonstrem que realmente queremos abrir mão de todo peso e pecado que tenazmente nos assedia. Frutos que mostrem que estamos olhando firmemente para o alvo, e para as coisas lá do alto.

Esta semana estava lendo a revista cristã Ultimato, e me deparei com a máxima: “Se o missionário quer converter alguém, ele deve ser o primeiro a se converter todos os dias”. 

Um cântico antigo vem em minha mente: “A começar em mim, quebra corações!”.


Em Cristo,
Adriana Costa

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

No "Sítio dos Arrudas"

O Sítio dos Arrudas é um povoado bem maior do que o Violeto, com cerca de 70 casas. E é diferente porque lá as casas são mais distantes umas das outras. A vantagem é que lá tem energia elétrica, e também possui uma escola que tem conexão de internet. O foco do nosso trabalho eram os cultos dominicais com as crianças. E é nisso que continuei trabalhando no mês que passei ali. Realizei vários cultos infantis e dois cultos noturnos convidando pessoas de várias famílias - um na casa da irmã Tereza, e um na casa da Giovana e do Cláudio, casal que me hospeda. Meu foco agora é construir a casa missionária. Já fizemos alguns tijolos, porém ainda estamos definindo o lugar exato da casa, orando para que Deus nos direcione. Há uma necessidade muito grande de reforço escolar para as crianças, porém são muitas crianças e eu sozinha, sem infraestrutura adequada, não conseguirei desenvolver um bom trabalho. Estou pensando em fazer uma parceria com a escola municipal para ajudar lá em um projeto de reforço escolar que está para começar.  Assim, sigo com o propósito de estreitar relacionamentos ali, fazendo visitas e realizando alguns cultos, mas com um começo bem humilde, pedindo direção de Deus para o trabalho a ser realizado neste povoado. Conto com suas orações!!

Uma coisa legal que aconteceu é que as crianças ficaram pedindo para eu pintar o parquinho. Eu comprei as tintas e levei para o sertão. Mas conversei com as crianças e fiz um acordo de que só pintaria o parquinho se elas junto com seus pais se organizassem para cobrir de palha a casinha do parquinho. As crianças ficaram tão ansiosas para ver o parquinho pintando, que elas mesmas se mobilizaram para tirar a palha e cobrir sozinhas a casinha. Tudo bem que não dá para morar lá - vai gotejar um pouco com a chuva, rsrs... mas foi muito legal ver o empenho e a participação dos pequeninos neste trabalho que vai beneficiá-los com um espaço diferenciado para brincarem e se encontrarem com os amiguinhos!



 Em Cristo,

Adriana Costa

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

No "Por Enquanto"

Felipe mudou-se para o povoado "Por Enquanto" no mês de setembro. Ao chegar lá, algumas pulgas em sua casa ofereceram certo incômodo. Graças a Deus essas criaturas terríveis já foram exterminadas de sua residência!

Por lá, muito trabalho. Já montaram as caixas de abelhas e capturaram enxames de abelhas Europa (ou Italiana, como chamam aqui), Tiúbas e Manés de Abreu. Os sertanejos tem acompanhado o trabalho, e já aprenderam muito do manejo com as abelhas. O Projeto Apiário está a todo vapor na tentativa de produzir mel tanto para complementar a alimentação dos sertanejos como para venda para complementação da renda. Felipe tem pensado em focar o trabalho mais na cultura de Tiúba, que embora não produza tanto mel como a Italiana, tem um mel com mais propriedades medicinais e de maior valor de venda, além de ser uma abelha sem ferrão e que já é estimada pelos moradores do "Por Enquanto".

Felipe tem também investido tempo na evangelização e ensino bíblico, realizando cultos. Algumas pessoas já manifestaram o interesse em dedicar suas vidas à Jesus. Que alegria!

No Sítio dos Arrudas Felipe ajudou por três dias a fazer adobe para a casa missionária que será construída lá. Confira as fotos!!





Viagem a Belém do Pará

No primeiro fim de semana do mês de outubro estivemos na Igreja Cristã Evangélica do Marco, em Belém do Pará, para participar de uma conferência missionária. Tivemos a oportunidade de divulgar nosso trabalho, e também compartilhar experiências, trabalhar com crianças, participar com cânticos dos momentos de culto e ministrar estudo bíblico para jovens e adultos. Fomos muito abençoados pela hospitalidade do Pastor Roberto Manso, sua esposa Catarina e filhos, e também das irmãs Mércia, Nívea e Délia. A igreja nos abençoou com carinho, palavras de encorajamento, orações, e muitas doações de roupas e outras coisas para levarmos para o sertão. Saímos de Belém do Pará com a alegria de sabermos que temos irmãos nos apoiando, e que não estamos só na nossa caminhada. Como é bom pertencer a um Deus de amor e a uma família que cuida de nós!




segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Moto do PROMASE

Com a decisão de expandirmos nosso trabalho morando cada um em um povoado, surgiu a necessidade de adquirirmos uma moto para o trabalho no sertão. Felipe moraria no Por Enquanto, um povoado com muitas carências materiais e espirituais, e bastante isolado. Seria muito ruim ele ficar ali isolado, sem um transporte para vir à cidade em caso de necessidade. Além disso, ele trabalhará com abelhas, e em caso de um acidente grave com picadas ele também precisa vir à cidade para tomar o medicamento adequado. Assim, fizemos uma rápida campanha e alguns irmãos se mobilizaram. Louvamos a Deus por que ele tem levantado pessoas sensíveis à necessidade do campo e que ofertam abundantemente. Assim, mais rápido do que imaginávamos, negociamos a moto do PROMASE. Ainda falta ajeitar detalhes da documentação, mas o Felipe já está no sertão com a moto mais nova do que pensávamos - uma Bros 2009 (a gente achou que só ia dar pra comprar uma 2004, 2005). Agora é orar para Deus ajudar o Felipe nos famosos areiões do sertão maranhense, e livrá-lo de todo mal!

A você que orou e contribuiu por esse propósito, nosso muito obrigado!





Mutirão para coberta da casa do povoado Violeto

No dia 10 de setembro fizemos um mutirão para coberta da casa do Weliton e da Clea, no povoado Violeto! O trabalho é árduo, mas com todo mundo ajudando foi legal demais!! O povo sertanejo se engajou no propósito, e também irmãos da Barra do Corda. O presidente do PROMASE, irmão Francisco de Assis, também esteve conosco! Obrigado Senhor, por mais uma tarefa concluída!



domingo, 18 de setembro de 2011

Que beleza!



Posto esta foto que tirei no Violeto essa semana. Para mostrar que no sertão há coisas lindas demais que Deus fez! Que a beleza contrasta com a miséria de um povo explorado e cativo em sua ignorância e no pecado.

Esta foto me traz esperança. Pois tudo que Deus fez é bom, diz o Gênesis. Exceto o ser humano, que é MUITO bom. E creio ser muito bom aquilo que Deus ainda vai realizar no sertão maranhense. Com todas as lutas, com todos os desafios, ainda assim, creio que vamos louvar muito a Deus pelo que Ele fará nas famílias sertanejas do sertão maranhense.

Para quem não conhece, a bela flor visitada pela bela abelhinha é a flor do pequi, fruto abundante no cerrado que cobre as terras da nossa região.

Até a próxima!

Adriana Costa

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Diretamente do sertão maranhense!

Olá Pessoal!

Este post é histórico! É o primeiro que escrevo diretamente do sertão nordestino, mais precisamente da Escola Munipal de Educação Básica Alcy Martins de Arruda, situada no povoado Sítio dos Arrudas. E agora, é este o povoado onde resido. Cheguei segunda-feira à tarde com minha "muda". No mesmo dia Felipe foi com sua mudança para o povoado Por Enquanto, há cerca de 35 quilômetros daqui. Weliton e Clea ficarão no povoado Violeto.

Para nós é um grande desafio. Nesta primeira semana estamos sondando o campo, conversando com alguns moradores, e pensando nas estratégias de trabalho que utilizaremos nestas novas localidades. Mais do que nunca, carecemos das orações e apoio de vocês! Contudo, temos sempre visto a bondade, a graça e a misericórida de Deus a nos sustentar e alegrar.

Espero em breve contar mais - e boas - novidades!

Em Cristo,

Adriana Costa

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Que alguém me obrigue a fazer algo de bom que ainda não me passou pela cabeça!





Hoje em minha meditação li sobre Simão, o homem que forçadamente carregou a cruz de Cristo. Ele não pediu aquela tarefa, talvez nem quisesse executá-la mas, por forças das circunstâncias, ele ajudou Jesus. A Bíblia relata que "esse imprevisto trouxe grande benefício para Simão, pois além de carregar literalmente a cruz de Cristo, muito provavelmente foi aí que ele começou a carregar também a cruz de Cristo no sentido simbólico (Mc 8:34). Seu filho Rufo era um dos proeminentes membros da igreja em Roma e sua esposa era tratada como mãe por Paulo (Rm 16:13)". O autor do devocionário* encerra dizendo: "Que alguém me obrigue a fazer algo de bom que ainda não me passou pela cabeça!".

Semana passada, mais por forças das circunstâncias que por desejo ou iniciativa própria, acompanhei uma sertaneja no hospital. Ela veio do sertão achando que estava abortando. Pensava estar grávida de três meses. Mas descobriu que estava abortando era um mioma. Decidiu, aconselhada pelos médicos, a fazer também a laqueadura, pois uma gravidez real poderia matá-la. Com cerca de 22 anos, já tem dois filhos. Como ela veio corrida do sertão para a cidade, não tinha quem a acompanhasse. Clea, que costuma acompanhar nossos irmãos sertanejos em seus atendimentos de saúde, iria viajar, e me pediu que assistisse nossa irmã nesse momento difícil. Fiquei um dia inteiro com essa mulher no hospital. E estava pronta para pernoitar lá também, o que não foi necessário pois os familiares dela chegaram para acompanhá-la. Mas o que me marcou foi o testemunho dela - em como Deus ouviu suas orações, lhe tranquilizou, lhe tirou a dor, no tempo em que estava só no hospital. E também em como se sentiu amada e parte do corpo de Cristo ao ser assistida por nós, missionários. Um irmão do Violeto testemunhou através da disposição em trazer gratuitamente a mãe da doente para a cidade. Nisso tudo, Deus foi glorificado e eu, mais que abençoada em testemunhar tantas coisas legais que Deus fez!

*Refeições Diárias com Jesus, de Elben M. Lenz César

O testemunho de uma jovem norte coreana

Meu coração ardeu como há tempos não ardia ao assistir o testemunho dessa jovem que a despeito de tanta dificuldade e sofrimento deseja levar o amor de Cristo, Seu reino e Sua justiça à Coréia do Norte, seu país de origem, e o país mais fechado ao evangelho, logo, o mais severo em punir missionários, segundo a Missão Portas Abertas.




Oremos pela Coréia do Norte e pelos missionários e irmãos da Igreja Perseguida.

Em Cristo, com o coração ainda tremendo e ardendo.

Adriana Costa

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Um novo tempo



Temos vivido um novo tempo em nosso ministério. Tempo de dificuldades, mas tempo de desafios. Tempo de novos sonhos, novos projetos, novas casas. Tempo de meditação, de buscar a Deus e tentar compreender Sua vontade.

Como equipe, decidimos expandir nosso trabalho para outros povoados nos dividindo. Weliton e Clea permanecerão no povoado Violeto. Felipe irá morar no Por Enquanto, onde além do trabalho de evangelismo e discipulado, desenvolverá o projeto com apicultura. Adriana irá morar no Sítio dos Arrudas, também para trabalhar com evangelismo e discipulado, e com crianças. A princípio não temos um plano muito bem traçado. Queremos passar tempo nessas comunidades vivendo seu dia-a-dia, aprendendo com eles, servindo naquilo que pudermos, para depois estabelecermos nossos objetivos e traçarmos nossas metas.

Estamos tentando nos preparar emocionalmente e financeiramente para esta etapa. Enfrentaremos a solidão, a responsabilidade, o medo de estar isolado e sem comunicação. Precisaremos de montar novas casas - provavelmente construindo - e também adquirindo o básico para se viver no sertão. Outro alvo nosso é adquirir uma moto Honda Bros a fim de que o Felipe, que estará mais distante e isolado (O Por Enquanto é mais longe, e tem menos opções de carros de linha) possa ir para a cidade em alguma circunstância inusitada e possa também percorrer a chapada em busca de abelhas para seu projeto.

Contamos com suas orações!

Mais um parquinho!!

Com a equipe da ETED em julho, construímos um parquinho no povoado Sítio dos Arrudas. Ficamos muito contentes em abençoar aquelas crianças a quem temos ensinado o evangelho há mais de um ano. Oferecer-lhes um espaço para brincar sinaliza a bondade de um Deus que se interessa por todos os detalhes de suas vidas. Mais do que isso, sinaliza a presença de um Deus que é bom, cuja misericórida dura para sempre!!


O poder da Intercessão

Ontem a noite dei uma aula sobre intercessão. Tenho meditado na minha própria vida, e visto o quanto preciso praticar mais a disciplina da oração e da intercessão.

Quero compartilhar aqui um vídeo que mostra o poder da oração - o quanto ela pode abençoar uma vida, e de forma especial a vida de um missionário em apuros!



Então, contamos com suas orações!!
Em Cristo,
Adriana Costa

Conferência do PROMASE - Momento de festa!!

No princípio deste mês tivemos nossa conferência no sertão. Reunimos pessoas de diferentes povoados para um fim de semana de celebração e comunhão. Irmãos da Igreja Cristã Evangélica no bairro Altamira, em Barra do Corda, também nos abençoaram com sua presença. O missionário Benedito ministrou a palavra nesses dias. Foi realizado o batismo de 13 pessoas, e a Santa Ceia foi, pela primeira vez, celebrada ali por nós. Ficamos muito contentes por esse acontecimento que nos permitiu vislumbrar frutos do nosso trabalho ali. Domingas, uma adolescente que se batizou, disse que os dias de conferência foram os dias mais felizes de sua vida!





Que Deus, em Cristo, continue nos abençoando e a cada um que tem caminhado conosco.

Obrigado Senhor!!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Equipe da ETED Comunicadores - JOCUM Curitiba - 1º Semestre 2011


Da esquerda para a direita: Renzo, Lidiane, Aury, Cris, Carol, Douglas, Richard, Aline, Juan, Mosaica, Lucas, Weliton, Adriana, Felipe e Leila. Faltaram a Lívia - que tava tirando a foto - e a Clea, representada no papel!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mês de muita alegria

O mês de julho foi de muita alegria. Contamos com a presença de uma equipe da ETED Comunicadores, da Jocum de Curitiba. Doze jovens nos acompanharam um mês - quinze dias no sertão e quinze dias na cidade de Barra do Corda. Realizamos atividades diversas - de evangelismos a construções de parquinho e casa, a arrumação de poço e treinamento de evangelismo e discipulado. Também nos auxiliaram com a criação de uma logomarca, e com preparação de material de divulgação como folders, banners e vídeos.

Confira aqui o vídeo que eles fizeram mostrando nosso trabalho no sertão:

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Um espaço de convivência!

Olá! Faz tempo que não postamos aqui, infelizmente! O acelerado ritmo de trabalho e a paradoxal  baixa velocidade da internet não tem permitido! Mas hoje gostaria de falar de novo sobre o nosso parquinho.

Estamos fazendo do nosso parquinho um espaço gostoso de convivência. Falta muito isso no sertão - lazer, brincadeira, ajuntamentos informais e espaços que favorecem essas coisas. Assim, esse mês pintamos o parquinho e estamos ampliando aos poucos este espaço! Que Deus abençoe as famílias sertanejas e abençoe para que todas elas tenham aquilo que é de direito de cada pessoa e cidadão: água tratada, saneamento básico, eletricidade, acesso à saúde, boa alimentação, boa educação, lazer e esporte, e conhecimento de Deus e da sua palavra!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mais um vídeo com nossas atividades

Olá!

Queremos compartilhar com vocês mais um vídeo das nossas atividades, de setembro de 2010 até fevereiro deste ano. Deus tem nos abençoado tanto! Somos gratos a vocês que tem caminhado conosco através de orações, acompanhamento, aconselhamento e ofertas. Que você sinta a nossa alegria em ser parte da obra missionária.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cortando espinhos





Há mais de oito meses atrás plantei alguns cocos... e depois de muito tempo, os pezinhos começaram a brotar e a aparecer na terra. Acontece que atrás dos pezinhos de coco havia um espinheiro. Não me dei conta disso na época. Mas agora que é “inverno”, ou seja, tempo de chuva nas terras nordestinas, o mato cresce e crescem também os espinheiros.
Este espinheiro estava não só fazendo sombra nos meus pezinhos de coco, mas também já estava começando a sufocar o maior deles. Não tive opção. Maria, sertaneja, disse: “Dri, corta este pé de espinho”. Um dia, capinando, resolvi finalmente enfrentar o espinheiro. Coloquei luvas, peguei o facão e fui à luta! Menino! Se eu soubesse... O trem, como dizemos nós, mineiros, é mais complicado do que eu imaginava. Não tinha pega. Os galhos são mais resistentes do que eu imaginava. Os espinhos traspassavam minhas havaianas e furavam meus pés. Arranhavam meus braços. Se não cuidasse, feririam meu rosto e meus olhos. Um perigo!
Lembrei-me da parábola do semeador (Lc 8:4-15), e de como os espinhos representam “os cuidados deste mundo”: “a (semente) que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer” (v.14).
Lembrar-me desta parábola em meio à luta contra os espinhos me lembrou de uma batalha ainda mais dura que nós cristãos temos que travar. E me entristeci ao lembrar-me de muitos cristãos que estão sufocados em meio aos cuidados, riquezas e deleites da vida. Já fui um deles. E ainda hoje sou tentada a ser. Por vezes vejo que volto a tornar-me um, e continuo a luta contra os espinhos.
É difícil. Hoje muitas vezes a pregação da teologia da prosperidade tem falado mais alto. O capitalismo tem gritado. O sistema deste mundo nos tem feito surdos à voz de Cristo. Estamos sufocados. E para nos livrarmos deste sufoco temos que passar pela dor de cortar espinhos. Galho por galho. Precisamos nos arranhar. Nos furar. Abrir mão de cuidados, riquezas e deleites que tanto nos aprazem. Mas após a dor, e com o tempo, frutificamos. E nos alegramos. E, para nossa supresa, verificamos que frutificar em Cristo produz em nós alegria e prazer infinitamente maiores do que os cuidados, riquezas e deleites que abandonamos.
Querido amigo, o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry aconselha: “Crianças! Cuidado com os baobás!”. Eu, ainda menor que ele, ouso aconselhar hoje: Cuidado com os espinhos! Não permita que cresçam. E, se já se encontra sufocado no meio deles, lute! Corte, galho por galho. Ainda que doa. Ainda que haja temor.
Sabe, não consegui cortar o espinheiro sozinha. Estava suada. Cansada. Machucada. Quase desistindo. Quando Junior, um jovem que passou uma semana conosco no sertão, aceitou o convite para me ajudar. E assim Deus faz. Coloca pessoas para nos ajudar nesta batalha feroz. Às vezes é preciso pedir ajuda.
O desfecho: cortamos todo o espinheiro! Vencemos a batalha.
Que Deus nos esclareça e ajude na luta contra os espinhos.
Em Cristo,
Adriana Costa

Deixai vir a mim os pequeninos...



Ah, como amo crianças! Como elas me ensinam! E como elas me alegram!
No mês de fevereiro, tivemos o prazer de receber mais uma vez Edivaldo e Morgana, da Jocum São Luis, e desta vez acompanhados pelos pais e tia de Morgana – Joel, Neide e Marlene. Eles foram ao sertão com uma missão muito especial: construir um parquinho para as crianças de nosso povoado, e também construir um fogão à lenha em nossa casa.
Foi um fim de semana super agradável, embora de muito trabalho!
E como é bom ver as crianças se divertindo no parquinho... um simples parquinho de madeira, mas que atrai crianças, adolescentes, jovens e adultos. O parquinho virou um centro de convivência do povoado. Como está do lado de fora das cercas do terreno da igreja, é um local público. Onde qualquer um chega e brinca. E de onde vem gritos, sons e risadas que enchem o coração da gente de alegria.
Rubem Alves fala que balançar na gangorra – ou balançador, como chamam aqui no sertão – é uma das maneiras de ficar feliz. E ele não está errado.
Fico muito contente de ver este simples parquinho proporcionando para as crianças mais momentos de alegria e brincadeira. Me lembro de que, quando criança lá em BH, me alegrava muito quando meu pai levava a mim e a meus irmãos para brincar em um parquinho de madeira na praça do Papa, no alto das Mangabeiras. Espero que nosso parquinho no Violeto marque nossas crianças como aquele parquinho no Mangabeiras me marcou. E que Deus nos dê oportunidade de construir mais parquinhos em outros povoados. Que possamos investir mais em nossas crianças. Que possamos aprender mais com elas. Que possamos, com alegria e amor, conduzi-las aos pés do Senhor Jesus, lugar de todas as crianças – grandes e pequenas!

Em Cristo,
Adriana Costa

sábado, 5 de março de 2011

Recomeçando o ano



O ano de 2011 já começou com muitas atividades, e aos poucos vamos compartilhando aqui o acontecido. No último domingo, 27 de fevereiro, realizamos aqui na Barra do Corda um culto de ação de graças pela aquisição do carro e pelas atividades do PROMASE em 2010. Foi um tempo de adoração, louvor e gratidão muito agradável.


Na sexta-feira dia 25 de fevereiro, aconteceu a assembléia do PROMASE onde avaliamos as atividades do ano passado e aprovamos o plano de trabalho para 2011.


Nossos objetivos para este ano são:



No campo:

  1. Discipulado no povoado Violeto: acompanhamento individual dos crentes.
  2. Construções: acabamento da igreja; cerca; poço e sistema de energia e água; galinheiro; banheiro; garagem; parquinho para crianças.
  3. Viagens para outros povoados: Caboré, Buritirama, Papagaio, Boca da Mata, Por Enquanto, São Pedro, e Catingueiro.
  4. Realização de batismo dos crentes do Violeto.
  5. Realização de um seminário de liderança no Violeto em parceria com o CTBCH.
  6. Realização de ceias trimestrais.
  7. Realização de uma conferência no Violeto.
  8. Projetos de geração de renda: Apiário; cozinha comunitária para doces; criação de galinhas caipiras.

Na base de apoio:

  1. Captação de renda fixa para o PROMASE: viagens periódicas para divulgar o projeto nas igrejas do centro-sul maranhense.
  2. Projeto de eletrificação rural e poço artesiano no povoado Violeto.
  3. Envolver a diretoria e os associados no trabalho do PROMASE.
  4. Aquisição de um data-show para o PROMASE.
  5. Captação de novos obreiros.

Até aqui Deus tem nos abençoado e contamos com a força que vem dele para corremos rumo ao alvo proposto para este ano. Contamos com as orações e contribuições de todos!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Natal no sertão

Foi o primeiro ano que passei o natal longe da minha família. Estava bastante cansada, pois acabáramos de chegar da viagem de São Luis. Reuni alguns artigos de decoração que trouxe de BH. Queria um clima natalino em nosso culto do dia 24. Com a ajuda de Morgana, Lucas, Weliton e Edivaldo, preparamos o local.

Convidamos todos do povoado Violeto para o culto, e estimulamos um juntar de panela para cearmos. Clea preparou, para a ceia, arroz misturado com feijão, ou baião de dois. Quando estávamos ainda correndo com os preparativos, aparecem cerca de 40 pessoas do povoado vizinho, sítio dos Arruda, para participarem conosco do culto, a maioria crianças. Confesso que me deu um desespero. Como iríamos alimentar todos? No meio da correria, só podia continuar o que estava fazendo e tentar confiar na provisão de Deus.

O culto foi muito agradável. Não muito longo, como a maioria dos cultos no sertão. Cantamos cânticos de louvor a Deus. As crianças formaram um coralzinho gracioso e abrilhantaram o momento. Momentos de compartilhar as bênçãos foram conduzidos por Morgana, missionária da Jocum. Alguns ousaram fazer público seu agradecimento sincero a Deus pelo ano de 2010 e principalmente, pela presença de Jesus, o aniversariante, em nosso meio.

Ao fim, servimos a ceia - o arroz misturado e o frito de carne que muitos levaram. Para meu espanto, sobrou comida! Mais uma vez pensei que havia me preocupado à toa e que Deus estava no controle de tudo.

Depois que todos foram embora, permaneci no local onde realizamos o culto - a antiga igrejinha, meio que caindo aos pedaços, remetia muito ao contexto de simplicidade que compôs o nascimento de Jesus. Ali, longe da minha família, e com a ceia de natal mais simples de toda a minha vida, me alegrei e agradeci a Deus. Sua paz me inundou, e sua alegria mais uma vez me constrangeu. E o natal de 2010 foi um dos mais especiais de toda minha vida.







Em Cristo,

Adriana Costa

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Passeio em São Luis


No mês de dezembro tivemos uma grande alegria ao levar um grupo de 19 sertanejos para conhecer São Luis, a capital maranhense. A viagem foi uma iniciativa do PROMASE em parceria com a JOCUM - São Luis.

Nenhum dos sertanejos que foram conhecia o mar, e a maioria nunca havia visto trem, avião, shopping, trânsito, prédios grandes... tudo os impressionava!

Deus nos abençoou através de irmãos da Barra do Corda e de São Luis, que custearam combustível, alimentação, cinema, lanche, pizza, churrasco, sorvete! Muitas novidades que marcaram a vida de crianças e adultos do povoado Violeto. Obrigado Senhor!! E que venha a próxima viagem!!

Confira no YouTube mais fotos no vídeo que criamos.