quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

I Batizado de Capoeira do Grupo Preparai o Caminho


Resultado de um trabalho feito pelo missionário e professor de capoeira Felipe Andrade Ricieri ao longo do ano, esta entrega de graduações a 26 alunos vem alegrar muito nosso coração! A capoeira tem sido um instrumento usado por Deus para oferecer esporte, lazer, habilidades para convivência em grupo, ritmo, coordenação motora, e equilíbrio para crianças, adolescentes e adultos participantes. Além disso permite que as amizades sejam fortalecidas! Parte do trabalho é falar da importância de ter Jesus no grupo e na vida, como principal participante, amigo, Senhor e Salvador. Que todos os alunos e capoeiristas possam compreender esta tão importante mensagem e venham conhecer e receber em seus corações a maravilhosa pessoa de Jesus Cristo!











II Congresso Nordestino de Missões



Dos dias 21 a 25 de outubro deste ano de 2013 eu e Felipe tivemos o privilégio de participar do II CNM, em João Pessoa, na Paraíba. Agradecemos ao Betel brasileiro que nos hospedou e a uma irmã da Igreja Metodista em São Paulo que carinhosamente deu uma oferta que quitou nossas passagens. Sem este apoio não haveríamos participado.

O primeiro presente para mim foi conhecer um pouco do Nordeste brasileiro, e mais do sertão nordestino, em uma viagem de ônibus da Barra do Corda (MA) até João Pessoa (PB), passando pelo Piauí e pelo sul do Ceará. Trinta cansativas horas de viagens, ainda mais que vínhamos do fim de semana do “Brincando no Sertão”. Mesmo exaustos e com uma dose de Dramim, conseguimos observar a paisagem e ficamos chocados com dois fatos: a dura realidade da seca e o descaso com a infraestrutura das cidades no estado do Maranhão. Todas as cidades pelas quais passamos fora do estado do Maranhão pareceram ter melhor infraestrutura, organização e limpeza do que as maranhenses. Talvez não conheçamos bem a realidade destas localidades e esta seja apenas uma impressão...

Valeu o sacrifício da viagem. As ministrações, as trocas de experiência e novas amizades com colegas missionários, as devocionais, e o curso de plantação de igrejas vieram de encontro as nossas maiores necessidades! Como Deus é maravilhoso! Alta qualidade das palestras e cursos, com preletores renomados como Russel Shedd, Barbara Burns, Ronaldo Lidório, Hernandes Dias Lopes, Sam Soloman, Aurivan Marinho, entre outros. A JUVEP, em seu site, fez um excelente resumo do conteúdo dos estudos ministrados.

Para mim, o que ficou mais marcado foi a grande necessidade de obreiros que há entre os chamados povos não alcançados dentro e fora do Brasil. Sim, ainda há povos não alcançados no Brasil. Ronaldo Lidório afirma categoricamente: “É injustificável que ainda haja 121 etnias indígenas sem missionários (31 delas no Nordeste). É injustificável que haja cerca de 10.000 povoados ribeirinhos no Norte do Brasil e 700 mil ciganos sem igreja (300 mil ciganos no Nordeste, com menos de 0,5% de evangélicos). É injustificável que haja duas mil comunidades quilombolas que não possuem igreja entre elas e nem no seu entorno. É injustificável que haja seis mil assentamentos no Sertão sem presença de igreja”. De quem é a responsabilidade? Creio que de toda igreja brasileira!

Meu coração arde ao falar de povos não alcançados. Se acreditamos realmente que Jesus pode levar a salvação às pessoas de todos os povos, tribos, línguas e nações, será que não vamos levar o evangelho até elas? Jesus é o próprio evangelho! E o privilégio é nosso em fazer parte deste trabalho maravilhoso, enquanto ajuntamos nosso tesouro onde o ladrão não rouba, nem a traça come nem a ferrugem corrói.


Há, meus irmãos! Quanto constrangimento senti diante da exposição da vida e sofrimento de Paulo feito por Hernandes Dias Lopes. Sabemos e temos experimentado que missão não se faz sem sofrimento. Mas quanta diferença entre o nosso sofrimento e o de Paulo, e mais ainda, entre o sofrimento de Paulo e o de Cristo! A verdade é que temos feito tão pouco! Podemos e devemos nos esmerar mais na obra para a qual Deus nos chamou.

Finalmente, fica o sentimento de desafio e de expectativa. Desafio de colocar em prática tantas coisas novas aprendidas. Expectativa de ver o que Deus irá fazer: "Sem Deus nada acontece, mas com Deus tudo pode acontecer". Que Deus nos fortaleça em Cristo e no seu poder, para resistirmos aos dias maus e, com confiança, fazer conhecido o mistério do evangelho nos rincões do sertão maranhense.

Em Cristo, Adriana Costa Ricieri


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Brincando no Sertão



Olá gente! Já tem mais de um mês que nossa festinha aconteceu, mas acho que ainda dá tempo de compartilhar com vocês algumas fotos e dizer que mesmo com algumas dificuldades - como falta de energia na manhã da festinha - tudo correu maravilhosamente bem, e acho que todas as pessoas gostaram! Abaixo compartilho nossa carta de agradecimento a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para que este trabalho acontecesse. Um abraço a todos e que venha o próximo Brincando no Sertão, se Deus quiser!



Carta de agradecimento


Caro doador,

Desejamos agradecer sua contribuição para a realização de nosso evento, o I Dia das Crianças Brincando no Sertão, acontecido no dia 19 de outubro de 2013, no povoado Sítio dos Arrudas, município de Fernando Falcão.

Gostaríamos de informar que o evento correu maravilhosamente bem, além das nossas expectativas. A equipe de trabalho contou com cerca de trinta pessoas, entre sertanejos e barra cordenses. Com brincadeiras, músicas, pipoca, pula-pula, piscina de bolinha, pintura, algodão doce, cachorro quente e refrigerante, e brinquedo para todas as crianças participantes. Contamos com a presença de cerca de 400 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, dos povoados Boca da Mata, Caboré, Buritirana, Violete, Sítio dos Arrudas, Bacabal e Por Enquanto.

O gasto total calculado foi R$2302,06, todo pago com recolhimento de doações.

Estamos muito gratos e impressionados com a força que tem um grupo de pessoas voluntárias e doadoras para fazer o bem a uma comunidade sabidamente carente de recursos e principalmente, de visibilidade, de atenção, de carinho e de oportunidades.

Desejamos fazer deste evento uma tradição, repetindo-o todos os anos, se Deus assim permitir. Contamos desde já com sua ajuda para o próximo ano!

Que Deus abençoe sua vida e sua família, e que você se sinta privilegiado em ser participante de um movimento tão bacana. É assim que nos sentimos. Que os sorrisos gerados em cada criança possa refletir em sua vida e em seu coração, com muita alegria!

Com gratidão,


Messias e Suzana, Felipe e Adriana


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Recebendo a equipe de ENVIA - Jocum São Luis








Recebemos dos dias 11 a 13 uma equipe de 15 pessoas da ENVIA - Escola Noturna Vida Abundante, da Jocum de São Luis. Os irmãos vieram com o propósito de ter uma experiência prática em missões. Corações abertos para servir e proclamar as boas novas do Evangelho. Que notícias são essas? Que ainda hoje existe amor! Que existe um Deus que amou tanto o mundo a ponto de por ele entregar seu próprio Filho para que todo aquele que nele crer não morra nem seja destruído, mas tenha a vida eterna. Tem mensagem melhor para alguém ouvir? Quem não quer se sentir ou saber que é amado? E é isso que Deus nos chama a proclamar e a testemunhar. Um Deus de amor.

O desafio começa com a viagem. Sair de São Luis em uma quinta a noite para chegar à cidade de Barra do Corda e no mesmo dia partir para o sertão, tudo em um ônibus sem ar condicionado em dias de muito calor (quem conhece o "verão" maranhense pode imaginar!) é bastante cansativo. Sem falar que saíram de São Luis em um dia caótico, quando havia tido uma revolta na penitenciária local (Pedrinhas) e bandidos e facções criminosas faziam baderna em vários pontos da cidade. Ainda assim, chegaram de ônibus a cerca de 10 quilômetros da Boca da Mata, onde deixaram o ônibus e pegaram carros traçados para chegar ao destino final. 

Dez pessoas permaneceram esses dias no povoado Boca da Mata a fim de dar uma manutenção no terreno adquirido pelo PROMASE. Este terreno será usado para servir a comunidade local. No momento está sendo preparado para o cultivo de uma horta comunitária. Este é o sonho e o desejo dos missionários Weliton e Clea que tem servido no povoado. Além do trabalho pesado, realizaram visitas e cultos, e no domingo serviram um delicioso café da manhã à comunidade na escolinha.

Cinco pessoas da equipe foram ao povoado Águas Claras com os missionários Felipe e Adriana, e depois para o povoado Sítio dos Arrudas. No Águas Claras chegamos no momento da festinha das crianças na escola - aproveitamos para presenteá-las com os livrinhos "Quem é Jesus", doados pela Sociedade Bíblica. Reunimos cerca de trinta pessoas à noite a fim de realizarmos um culto, que foi muito gostoso! Ao final distribuímos Bíblias para todos os presentes. Já no Sítio dos Arrudas, tiveram um dia de caminhadas, andando de casa em casa a fim de conhecer as pessoas e compartilhar com elas a Palavra de Deus, e também distribuindo Bíblias. E a noite, um culto muito bacana na casa da irmã Teresa, com muitas crianças e alguns novos irmãos participando. Muita alegria!

Essa parceria com a Jocum tem sido muito interessante para nós, na medida em que recebemos equipes que nos apoiam em nosso trabalho e ao mesmo tempo podem conhecer um campo de missões transculturais e terem novas experiências de vida. Também o povo sertanejo é edificado ao conhecer novos irmãos de diferentes localidades e ouvir sobre o que Deus tem feito pelo Brasil e pelo mundo afora, em pessoas que nunca pensariam em conhecer. E no fim, esperamos que Deus seja mais e mais glorificado! A Ele toda glória, para sempre, eternamente, amém!








segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Informativo 20


“Não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.
Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força”. 

Efésios 1:16-19

Informativo nº 20 – Outubro de 2013

Palavra de Deus!
O texto de Efésios acima tem nos animado! A cada dia, vemos que é o poder criador e restaurador da Palavra de Deus que pode transformar nossas vidas e a vida dos sertanejos. E é para divulgar as boas novas do Evangelho que temos trabalhado tanto!



Materiais da Sociedade Bíblica do Brasil
Estamos muito alegres pela nova parceria firmada com a SBB. Recebemos esta semana uma remessa de materiais bíblicos novinhos doados a nós por esta sociedade: 304 Bíblias, todas na Nova Tradução da Linguagem de Hoje, 2000 folhetos evangelísticos, entre outros materiais. Ore pelo trabalho de distribuição. Que estas palavras escritas não apenas estimulem a leitura, mas principalmente alcance os corações sertanejos com seu poder transformador.


Equipe da ENVIA

No próximo feriado do dia 12 de outubro estaremos recebendo uma equipe da Escola Noturna Vida Abundante (ENVIA) da Jocum São Luis. Vinte pessoas desta equipe ficarão no povoado Boca da Mata com os missionários Weliton e Clea e 10 no Sítio dos Arrudas, com Felipe e Adriana. Ore para que Deus abençoe a todos neste intercâmbio, e para que o amor de Cristo seja compartilhado por todos os participantes com muita alegria.


Dia da Criança – Brincando no sertão
Estivemos divulgando o dia das Crianças que vai acontecer no dia 19, no Sítio dos Arrudas. Graças a Deus, já temos todo o recurso necessário para nossa festinha. Falta agora acertar todos os detalhes e colocar a mão na obra! Que Deus abençoe todos os que tem generosamente ofertado. Esperamos trazer as boas notícias deste trabalho no próximo informativo!


I Batizado de Capoeira do Povoado Sítio dos Arrudas
A acontecer no dia 14 de dezembro, este evento visa graduar os alunos que participam assiduamente dos treinos; proporcionar novas experiências aos alunos, que terão contato com capoeiristas mais experientes; incentivar os alunos a darem continuidade aos treinos de capoeira; e divulgar a capoeira e seus benefícios. Ore pelo levantamento dos recursos e por todas as pessoas envolvidas. Que Deus seja glorificado neste trabalho!



Na Boca da Mata
Somos gratos a Deus em ver o crescimento dos novos irmãos e interesse das crianças e adolescentes em participarem dos cultos. Louvamos a Deus pelos irmãos que contribuiíram para a compra do terreno, que já está quase quitado, faltando apenas R$600,00. Sempre foi nosso sonho realizar projetos que gerassem renda e bem estar para o povo sertanejo, e  a horta comunitária tem parecido uma boa idéia! Em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) já iniciamos os treinamentos para a comunidade.  Ore por este novo projeto!



Nosso sincero agradecimento a todos que tem de diversas formas nos apoiado - em oração, em ofertas, em amizade. Que Deus traga a retribuição a cada um e que a alegria de ser de Cristo e de ser parte da obra missionária aumente cada vez mais em nossos corações.

Em Cristo, missionários do PROMASE (Weliton, Clea, Lucas, Felipe e Adriana)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Fernando Falcão no Fantástico


Infelizmente o município de Fernando Falcão, no Maranhão, onde atuamos, foi notícia do Fantástico - apareceu como o segundo município com pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.

Veja reportagem na Íntegra no link:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/08/cidades-com-piores-idhs-do-brasil-tem-suspeita-de-corrupcao.html


Oremos pela transformação do nosso sertão. Há muito a ser feito!


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Brincando no sertão



APRESENTAÇÃO

O município de Fernando Falcão é um local que por suas mazelas sociais priva suas crianças de muitos dos seus direitos, como saúde, educação, lazer, e até do brincar. Hoje muito é sabido sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento completo da criança e para sua boa vida em comunidade. Assim, os professores Manoel Messias e Suzana Oliveira, há onze anos lecionando nesta comunidade, e os missionários Felipe e Adriana Ricieri, do PROMASE, idealizaram o “Brincando no Sertão”. 

 
OBJETIVOS

* Proporcionar principalmente às crianças um dia de boas e novas experiências com o brincar.
* Divulgar a idéia da brincadeira como algo inerente à infância e saudável para o desenvolvimento da criança e de toda a comunidade.
* Oferecer um evento de lazer que fortaleça a união das famílias.

 
PÚBLICO ALVO

Cerca de 300 pessoas, entre crianças e familiares, dos povoados Sítio dos Arrudas, Violete, Buritirana e Caboré, do município de Fernando Falcão.

 
PROGRAMAÇÃO

Iniciar na manhã do dia 19/10 atividades com piscina de bolinhas e camas elásticas, quadra de peteca, pipoca e algodão doce. Na parte da tarde, receberemos crianças dos povoados Violete, Buritirana e Caboré, e haverá além das já citadas, atividades com pinturas, oficina de escultura de balão e brincadeiras com cordas e elástico. Na parte da tarde será servido cachorro quente com refrigerante, junto com a pipoca e o algodão doce. Haverá um momento de apresentações, onde as crianças estarão todas reunidas. Todas as crianças participantes receberão lembrancinhas com balinhas, chocolates e doces. O encerramento da programação será às 17:00. Durante as brincadeiras, haverá equipamento de som tocando músicas infantis.


EQUIPE DE TRABALHO

Organizadores e convidados voluntários, muitos deles da própria comunidade sertaneja.


ORÇAMENTO

Para financiar todos os custos com aluguéis de equipamentos, alimentação, lembranças, decoração, materiais de oficinas e transporte, o custo estimado é de R$2000,00.


FINANCIADORES

Empresas, pessoas físicas, igrejas, grupos comunitários e amigos do sertão que se identifiquem com a causa e queiram ser participantes do evento.


COMO DOAR

Doação em espécie para qualquer dos organizadores ou depósito em conta bancária – Caixa Econômica Federal * Agência 0821 * Conta Poupança 45100-8 * Operação 013  *Adriana Peres da Rocha Fernandes Costa  (Favor confirmar valor do depósito e finalidade pelo e-mail adrimana@gmail.com).



CONTATOS

Manoel Messias - sa.dossantos02@gmail.com (99)8223-0366
Felipe Ricierifelipeandradericieri@gmail.com (99)8174-3674
Adriana Costa  - adrimana@gmail.com (99)8160-0233

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Informativo 19


“E acrescentou: "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.
I Crônicas 28:20

Informativo nº 19 – Julho de 2013


Fracos, porém fortes
Nosso último informativo foi enviado em abril, e de lá para cá muita coisa aconteceu. Assim, a edição deste informativo contém duas páginas com um resumo de como anda nosso trabalho em cada povoado.
Nessa caminhada, por vezes nos sentimos como o apóstolo Paulo: atribulados, mas não angustiados, perplexos, mas não desanimados, perseguidos, mas não desamparados, abatidos, mas não destruídos. Muitas são as lutas do campo missionário, contudo somos fortalecidos diariamente pela Palavra do Senhor e pelo seu Espírito. Seguimos em frente nosso trabalho, e, pela a graça de Deus, vislumbramos alguns frutos!








Na Boca da Mata
Estamos felizes com o que o Senhor está fazendo neste povoado. É gratificante ver a alegria e a participação das crianças nos cultos e as pessoas vindo espontaneamente receber a Jesus. Nesses dias ouvimos uma mulher dizer: “houve um tempo em que nós fechamos as portas para vocês, mas hoje as portas estão abertas”. Entendemos dizê-la que abriram as portas para Deus – é o tempo de Deus para Boca da Mata!
No mês de maio recebemos a equipe da Jocum – São Luis, por duas semanas, que de uma maneira especial impactou a vida daquelas pessoas, se envolvendo com eles, indo para as roças panhar arroz, evangelizando, treinando jovens e crianças e discipulando. Com certeza Deus foi conhecido.
O sonho de plantar uma igreja neste local está se realizando. Existe um terreno cujo valor é 4000 reais, mas o dono resolveu vender por 3000 para nós. Já levantamos 2000 para a compra deste terreno. Agradecemos a todos que nos apoiaram até aqui.







Povoado Violeto
Temos o desafio de ensinar a congregação do Violeto na Escola Dominical. Levamos alguns irmãos do Sítio dos Arrudas e vamos buscar adultos e crianças do povoado Buritirana que queiram participar conosco. Estamos sendo encorajados pelo estudo da carta de Paulo aos Efésios. Percebemos que os irmãos do Violeto, aos poucos, tem aprendido e dado um melhor testemunho cristão. Nossos irmãos sertanejos se juntaram e com suas ofertas compramos o cimento para rebocar nosso pequeno templo. Outro sonho da congregação é comprar uma caixa de som, para os cultos e eventos. Eles já tem se visto capazes de contribuir para a obra de Deus, não sendo apenas receptores do evangelho e de outros benefícios, mas também ofertantes e trabalhadores.



Povoado Por Enquanto
Continuamos a realizar cultos todos os sábados: à tarde com as crianças, e à noite com toda a comunidade. A freqüência ao culto é variável, mas aqueles que participam mais assiduamente já tem contado testemunhos do que Deus tem feito em suas vidas, o que muito nos alegra. Mas ainda são grandes os desafios e as barreiras a serem quebradas. O projeto “Promel” tem caminhado a passos lentos e enfrentado algumas oposições. Ore para que Deus cumpra a vontade dele neste povoado, e por sabedoria para os missionários Felipe e Adriana.



Povoado Sítio dos Arrudas
Local de moradia dos missionários, este povoado tem surpreendido pelo testemunho de suas crianças. Elas tem aprendido e demonstrado uma fé firme e fervorosa. Em nossos cultos infantis semanais contamos com uma freqüência média de 35 crianças. E elas cantam, guardam as histórias e tem mostrado em seu comportamento uma mudança de vida. Aulas de capoeira lecionadas por Felipe são espaço de lazeNosso desejo é que essa nova geração seja impactada de tal forma que o povoado e o sertão seja transformado! Começamos a realizar também culto com as crianças de uma outra região do povoado mais distante da nossa casa. O trabalho com elas aumentou, mas com a casa tem diminuído, à medida que vamos adequando a casa missionária às necessidades do campo. Agora colocamos até caixa d’água, que compartilhamos com mais quatro casas vizinhas.









Arte que Salva
Nos dias 09 e 10 de maio recebemos no povoado Sítio dos Arrudas a visita da missionária Eve Picardi que trouxe para as crianças do sertão o projeto Arte que Salva. Funciona assim: Um grupo de artistas plásticos enviam telas para as crianças pintarem. Depois essas telas são levadas para os artistas que doam seus talentos criando uma pintura junto com a pintura das crianças. As telas são leiloadas e o dinheiro arrecadado retornará para as crianças em forma de roupa, tratamento médico, remédio e o que eles necessitarem. A missionária Eve contou uma história evangelística para as crianças e seus pais, depois as crianças foram pintar. Foi muito bom ver as crianças se expressando através de tinta e telas de tecidos. Vimos muitos desenhos bonitos e demos muita risada. Nosso motorista dessa vez foi nosso Presidente do PROMASE, irmão Francisco de Assis, que nos acompanhou nesse trabalho. Mais informações no site  http://philippos.org.br/projets/arte-que-salva/.



No mês de julho
Dos dias 01 a 05 de julho, Felipe e Adriana participaram do Encontro Cuidando dos que servem, no Centro Evangélico de Missões, em Viçosa – MG. Foram dias maravilhosos de ministrações, compartilhamentos e meditações. Foi um tempo providencial que veio de encontro às necessidades do casal. Louvamos a Deus por todos os recursos supridos para esta viagem.
Clea e Lucas foram para São Luis participar do Mission Adventures organizado pela Jocum, e Weliton permaneceu na Barra do Corda dando continuidade a seus estudos. No último fim de semana Weliton e uma equipe da Comunidade Cristã da Barra do Corda estiveram no povoado Boca da Mata para realizar visitas evangelísticas e um culto.  Em uma viagem familiar para a Paraíba, Weliton e seu irmão sofreram um acidente de carro, mas graças a Deus sem dano nenhum para a saúde de ambos. Agradeça a Deus pelo livramento e continue orando por esta família missionária!



Amigos, irmãos e parceiros
Com uma equipe da Jocum, viajamos para povoados que ainda não conhecíamos e vimos o quão vasta é a seara e quão poucos os trabalhadores. Por isso somos gratos a Deus por suas orações e investimento na obra missionária que acontece no sertão maranhense. Que Deus alegre seu coração e que você, assim como nós, se sinta privilegiado em contribuir para que pessoas sejam alcançadas com as boas novas do evangelho, que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que nEle crê!


“Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos”.  
Provérbios 24:11


Para contribuições:
PROMASE: Banco do Brasil – Agência 0782-x – Conta Corrente: 21.190-7  - CNPJ:11.872.612/0001-90