terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

King's Kids no sertão



Aconteceu entre os dias 05 e 12 de janeiro de 2014 a primeira campanha de King’s Kids realizada no sertão, no povoado Boca da Mata. A campanha de King's Kids é um acampamento que visa treinar crianças para o evangelismo, e tem parte teórica e prática, ensinando várias técnicas voltadas às artes.

Trinta e cinco crianças de povoados diversos do município de Fernando Falcão (Boca da Mata, Violete, Por Enquanto, Buriti Velho e Sítio dos Arrudas) passaram a semana acampados em uma escola, recebendo alimentação para o corpo e para a alma. Todos os dias havia meditação em grupo, ministrações, oficinas de circo, dança, e teatro, e muita brincadeira. E nos últimos quatro dias as crianças apresentaram o que aprenderam em outros povoados – Veneza, Águas Claras, Sítio dos Arrudas e Boca da Mata. Algumas contaram testemunhos, outras deram breves explicações de sua fé, e sempre havia um momento de oração onde as crianças que estavam acampadas oravam com as crianças que as assistiam. Foram instantes muito gostosos e significativos. Crianças e famílias sertanejas puderam reconhecer seu valor, suas habilidades, e sua utilidade quando se colocam nas mãos de Deus. Algumas fizeram a decisão de entregar suas vidas a Jesus. Outras oravam por suas famílias.  

Tudo isso foi realizado em resposta a oração. A missionária Clea tinha o sonho de levar as crianças do sertão para participar do King’s Kids em São Luis. Mas o desafio era grande, visto que a inscrição por criança era mais de 350 reais, mais a passagem do sertão para a capital. Inviável para a nossa realidade. Mas aí Clea e as crianças da Boca da Mata oraram por um milagre e a resposta veio com a proposta da Jocum São Luis para realizar a campanha deste ano no sertão. Que alegria a nossa! Como uma oração respondida nos alegra e alimenta a nossa fé! A Jocum São Luis, com a ajuda do casal Massao e Roneide, de Maringá, levantaram recursos para viabilizar o evento. Em contrapartida, crianças do sertão trabalharam vendendo bolos, roupas, realizando bazares para conseguir pagar a taxa referente ao uniforme – R35,00. Weliton e Clea trabalharam arduamente para preparar o local para receber o grupo. Serviram às crianças um total de 11 obreiros voluntários – alguns deles adolescentes – de diversas partes do estado do Maranhão e do Paraná, unidos aos quatro obreiros do PROMASE e a várias famílias do sertão que trabalharam e muito para que tudo acontecesse. Nem a forte chuva no segundo dia do acampamento, que destruiu um dos alojamentos improvisados, conseguiu parar a turma!

Somos gratos a Deus por esses dias, pelos testemunhos das crianças, pela semente do evangelho plantada em muitos corações. Por todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuiram com este trabalho. E pelo privilégio de servir ao Senhor e ao sertanejo. Que o Senhor nos ajude a regar e a cuidar das sementes, enquanto seguimos semeando, e que Ele dê o crescimento. Que a igreja sertaneja floresça para a glória de Deus!
Em Cristo, Adriana Costa Ricieri























segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Como foi o Primeiro Batizado de Capoeira do Grupo Preparai o Caminho




No dia 14 de Dezembro de 2013 foi realizado o I Batizado de Capoeira do grupo Preparai o Caminho, no qual eu Felipe sou o professor (Formado Monkey). Há oito meses vinte e sete crianças participam de treinos de capoeira duas vezes por semana e já estavam qualificadas para receberem a primeira graduação da capoeira, corda verde e cinza (aluno abaixo de 12 anos) e verde (aluno acima de 12 anos).

Realizar o batizado da capoeira foi um desafio pelo custo do evento (uniformes, graduações, combustível, transporte, alimentação, impressão): somando tudo, era preciso investir R$ 1.700,00 e não tínhamos ideia de onde viria esse recurso. Em oração com os alunos da capoeira, pedíamos a Deus que nos ajudasse e graças a Ele, muitas pessoas se interessaram pelo projeto e conseguimos a quantia necessária!

Para realizar um batizado de capoeira era necessário muita ajuda e tive o apoio dos capoeiristas de Barra do Corda. Eu estava muito ansioso pelo dia do evento, porque como cristão gostaria muito que aqueles capoeiristas ouvissem a mensagem de amor do Pai. Um amigo capoeirista ao final do evento me disse que estava indo embora renovado pelo que ele tinha visto ali. Esse amigo estava passando por momentos muito difíceis na família e no trabalho. Adriana e eu demos graças a Deus por esse testemunho.

Para os alunos da capoeira foi uma realização, um incentivo e um reconhecimento pessoal de poder alcançar um objetivo e ver que eles tem algo bom para mostrar para outras pessoas (e realmente, eles são bons capoeiristas). Além de tudo isso a capoeira é um lazer para eles e eu tenho a oportunidade de compartilhar valores e princípios do Reino de Deus.

Nesse ano de 2014 iremos continuar com os treinos e levá-los para apresentações de capoeira e no final do ano queremos realizar o Primeiro Campeonato de Capoeira e o II Batizado. Continuem orando por nós para que Deus nos use de uma forma abençoadora aonde estivermos!

Agradeço a Deus que criou o ser humano e deu a nós toda essa criatividade. Que possamos retribuir tudo isso a Ele! Sou grato por Deus usar outras pessoas para nos abençoar com: oração, contribuição e organização. Agradeço também minha esposa Adriana, os capoeirista que estiveram no evento: Uirapuru e seus alunos, Contra Mestre Macaco e seus alunos, Zaqueu aluno do Mateus; aos missionários Weliton, Clea e Lucas; e aos amigos no sertão: Zacarias, Claurian, Olidôneo, Cláudio, Geovana, Socorro, Dona Branca.

Muito obrigado!!


Felipe Andrade Ricieri  (Monkey)