quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Celebrando a presença dos pequeninos!



Estamos na chamada semana da criança, mas nosso país não está em clima de festa. As eleições no Brasil mais do que nunca trouxeram um clima de divisão, tensão, e, por que não dizer, inimizade. Somando à crise econômica, tudo isso nos leva a um estado de desânimo... e não de celebração.

Desde o começo do ano estamos orando sobre o evento que promovemos anualmente no Sítio dos Arrudas, já há cinco anos, o Brincando no Sertão. É uma forma de celebrar a vida de nossas crianças, e termos um dia agradável em família, apontando para a graça, a alegria, e a beleza da vida proposta por Cristo a nós. São cerca de 450 crianças mais vários pais e acompanhantes que participam conosco, de todos os povoados adjacentes. A infraestrutura envolve brinquedos, alimentação, lembrancinhas, e transporte para todos. Mas este ano estávamos bem desanimados. E algumas pessoas começaram a nos encorajar e a perguntar como poderiam participar, outras propondo algumas alterações, como estender a festa servindo almoço e permitindo que as crianças de todos os povoados envolvidos brinquem o dia todo. É interessante ver como nos últimos anos, na véspera do evento, as crianças e também os adultos do sertão começam a nos perguntar e a se mostrar ansiosos com a chegada do dia da "brincadeira"! Alguns pais relatam que seus filhos nem dormem na noite que antecede o Brincando no Sertão. 
Mesmo assim, meu coração incrédulo continuou a perguntar a Deus: é isso mesmo Senhor? Devemos nos comprometer com este evento, que exige de nós tanto trabalho, tempo, e dinheiro? Como vamos dar conta disto agora, com nossos dois filhos recém nascidos, e mais o pequeno Asafe?
Certo dia, meditando na Palavra, no texto do "Filho Pródigo", em Lucas 15, o versículo 32 saltou aos meus olhos: "Mas era preciso fazer esta festa para mostrar nossa alegria.". No contexto, o motivo de celebração era o retorno, ou a "ressurreição", ou a "achada" do filho amado, que havia espontaneamente deixado o lar e a companhia do Pai, mas após "se lascar" todinho, retornou arrependido. No nosso contexto, entendi o Espírito Santo dizendo através da sua Palavra que as crianças do sertão também valem a celebração! São elas os pequeninos que Jesus tem chamado para si. É para elas que nós estamos há quase nove anos, incansavelmente, ensinando sobre Jesus, seu Evangelho, sua Palavra, e a vida com Ele. E é por ela que nós vamos encarar mais uma vez o desafio de realizar este evento. Ainda não temos o recurso. Mas cremos na provisão do Deus que ama as crianças e diz que devemos aprender com elas como nos tornar participantes do Reino de Deus! 
Se quiser, venha brincar e fazer esta festa com a gente! É o VI Brincando no Sertão, que acontecerá no dia 24 de novembro! Temos motivos para nos alegrar.
Meu pai estes dias me contou que leu na Bíblia sobre o estado de desolação do povo de Israel no tempo dos Juízes. E um dos sinais desta desolação é que não se ouvia mais entre eles o choro das crianças. Celebremos o choro, o riso, o grito, a bagunça, e a presença das crianças. Elas ainda estão entre nós! E no sertão, mais do que em qualquer lugar do Brasil!

Em Cristo,

Adriana Costa Ricieri

quinta-feira, 4 de outubro de 2018




APRESENTAÇÃO

O município de Fernando Falcão é um local que por suas mazelas sociais priva suas crianças de muitos dos seus direitos, como saúde, educação, lazer, e até do brincar. Hoje muito é sabido sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento completo da criança e para sua boa vida em comunidade. Assim, os professores Manoel Messias e Suzana Oliveira, há dezesseis anos lecionando nesta comunidade, e os missionários Felipe e Adriana Ricieri, do PROMASE, idealizaram o “Brincando no Sertão”, que teve sua primeira edição no ano de 2013.

OBJETIVOS

* Proporcionar principalmente às crianças um dia de boas e novas experiências com o brincar.
* Divulgar a idéia da brincadeira como algo inerente à infância e saudável para o desenvolvimento da criança e de toda a comunidade.
* Oferecer um evento de lazer que fortaleça a união das famílias.
* Levar a mensagem do Evangelho da salvação em Cristo Jesus para as famílias do sertão.


PÚBLICO ALVO

Cerca de 450 pessoas, entre crianças e familiares, dos povoados Sítio dos Arrudas, Violete, Buritirana, Caboré, Boca da Mata, Bacabal, Centrinho, Porenquanto, São Pedro, Catingueiro e Brejo de Cima.


PROGRAMAÇÃO

Este ano o tema é: “Deixem que as crianças venham a mim” (Marcos 10:14). A programação será das 09:00 às 16:00 horas, do dia 24/11/18, para todas as crianças convidadas, e será servido almoço para os participantes. As atividades propostas são: piscina de bolinhas, camas elásticas, escorregadores infláveis, brincadeiras dirigidas, e momentos evangelísticos. Durante o dia será servido pipoca, algodão doce, cachorro quente e cremosinho. Haverá um momento de apresentações, onde as crianças estarão todas reunidas. Todas as crianças participantes receberão lembrancinhas. O encerramento da programação será às 17:00. Durante todo o dia, haverá equipamento de som tocando músicas infantis.


EQUIPE DE TRABALHO

Organizadores e convidados voluntários, muitos deles da própria comunidade sertaneja.


ORÇAMENTO

Para financiar todos os custos com aluguéis de equipamentos, fardamento da equipe, alimentação, lembranças, decoração, materiais de oficinas e transporte, o custo estimado é de R$8000,00.


FINANCIADORES

Empresas, pessoas físicas, igrejas, grupos comunitários e amigos do sertão que se identifiquem com a causa e queiram ser participantes do evento.


COMO DOAR

Doação em espécie para qualquer dos organizadores ou depósito em conta bancária para o PROMASE: Banco do Brasil Agência: 0782-x; C/C: 21.190-7. PROMASE - PROJETO MISSIONÁRIO EDUCACIONAL E ASSISTENCIAL ALTO SERTÃO MARANHENSE. CNPJ: 11.872.612/0001-90. A finalidade da doação deve ser registrada através do e-mail: ppromase@gmail.com.



CONTATOS

Felipe Ricieri - felipeandradericieri@gmail.com (99)98174-3674
Adriana Costa - adrimana@gmail.com (99)98160-0233

terça-feira, 10 de julho de 2018

Carta aos Associados do PROMASE



Belo Horizonte, 10 de julho de 2018.

Caros associados do PROMASE,

No dia 17 de março deste ano de 2018 tivemos em Barra do Corda - MA nossa última Assembleia Geral, onde discutimos e tomamos algumas resoluções:
  1. Apresentação dos relatórios financeiros.
  2. Aprovada a venda da camionete Hilux 2001, para a aquisição de uma mais nova
  3. Alteração do artigo 29º do Estatuto do PROMASE, que ficou da seguinte forma: “O PROMASE é composto por número ilimitado de sócios, membros de igrejas reconhecidas evangélicas e aprovados em Assembleia Geral”.
  4. Eleição da nova diretoria do PROMASE, que ficou da seguinte maneira: Presidente: Adriana Costa Ricieri; Vice-Presidente: Francisco de Assis Pereira; 1ª Secretária: Elainy Chaves Trajano Lôbo; 2ª Secretária: Natália Farias Pereira Trajano; 1º Tesoureiro: Francisco de Assis Chaves Trajano; 2º Tesoureiro: Relbi de Oliveira Barros. Conselho Fiscal: Paulo César Alves Lôbo, Marilene Pessoa Cunha; Edivaldo Correia da Silva; Luíza Sousa Barros, João Roberto Cunha de Almeida, Natali Farias Pereira.
  5. O missionário Weliton Almeida Silva comunicou à diretoria e a todos os presentes que estava se desligando do PROMASE, juntamente com sua esposa Clea Maria Almeida Costa.

Desde esta assembleia estivemos em uma rotina corrida, envolvidos na regularização da documentação do PROMASE junto ao cartório e ao Banco do Brasil, e em nossas viagens para o sertão. Estivemos por uma semana na Jocum São Luis ministrando aulas na Escola de Treinamento e Discipulado, e ao retornarmos começamos uma maratona em que concomitantemente acolhemos 3 equipes de curto prazo, e tocamos a obra de ampliação e troca do telhado de nossa casa no sertão. Passamos também por momentos de tensão e de luto junto a famílias queridas no sertão. Mas de modo geral, graças a Deus tudo correu muitíssimo bem e estamos felizes demais com o que Deus fez. Receber a família missionária que está morando no povoado Catingueiro foi uma verdadeira festa e alegria para nós! Os cultos, os momentos de evangelismo, as famílias e vidas que estão sendo transformadas, tudo pelo agir de Deus, tem nos enchido de gratidão e esperança, assim como a provisão dos recursos para todas estas coisas. Contaremos mais detalhes no informativo que enviaremos em breve!

No dia 21 de maio reunimos parte da diretoria do PROMASE para orarmos e definirmos alguns encaminhamentos práticos referentes ao trabalho no restante deste ano, já que estaremos fora no período de julho a outubro, a fim de recebermos Isaque e Estevão, nossos dois novos filhinhos. Entre outras questões, gostaria de compartilhar com vocês nosso desafio financeiro. O PROMASE atualmente não possui nenhum mantenedor fixo, mas possui despesas fixas, começando pela manutenção da conta bancária, passando pelos gastos de manutenção dos transportes (Moto e Caminhonete), ajuda de custo para estudos do irmão Olidone Oliveira e realização de eventos.  Para este ano teremos o VI Brincando no Sertão (Dia 24 de novembro) e a comemoração dos 25 anos do PROMASE (8 de dezembro). Outro desafio é a troca do carro. Tudo isso só pode ser feito com a oferta de irmãos e irmãs comprometidos com o reino e especificamente com o trabalho de Deus na região do sertão do município de Fernando Falcão. É sabido que desde a formalização do PROMASE em 2010 até hoje, temos mobilizado irmãos de outros estados e cidades para ofertarem e serem abençoados através da participação nas ofertas. Queremos desafiar agora os sócios do PROMASE, moradores do sertão e da Barra do Corda, a se engajarem no sustento deste trabalho. Abaixo disponibilizamos o número da conta do PROMASE. Você pode estipular um valor mensal de oferta (10, 20, 30, 50, 100 reais ou quanto Deus colocar em seu coração) e realizar transferência ou DOC bancário através de seu computador ou através do aplicativo em seu celular. Também pode realizar depósito diretamente no Banco do Brasil, ou, se preferir, entregar sua oferta ao nosso tesoureiro Francisco Trajano, para que ele faça o depósito. Se desejar, confirme sua oferta pelo e-mail e poderemos lhe enviar um recibo. Comprometemo-nos a, no fim deste ano, apresentar o balanço de nossas entradas e saídas, assim como apresentar notícias do andamento do nosso trabalho.

Contamos com as orações e intercessões, e também com as ofertas dos irmãos! Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos e sugestões. Toda ajuda é bem vinda! Afinal, a seara é grande e poucos os trabalhadores! Talvez seja a hora de você trabalhar mais ativamente conosco! Reserve as datas dos nossos eventos e seja um voluntário para as equipes de trabalho.


Em Cristo, Adriana Costa Ricieri


PROMASE - PROJETO MISSIONÁRIO EDUCACIONAL E ASSISTENCIAL ALTO SERTÃO MARANHENSE
Banco do Brasil: Agência: 0782-X      C/C: 21.190-7      CNPJ: 11.872.612/0001-90


Contatos e informações:   

Presidente: Adriana Costa Ricieri (99) 981600233
Vice Presidente: Francisco de Assis Pereira (99) 981645192 
Missionário: Felipe Andrade Ricieri  (99) 981743674