sexta-feira, 11 de abril de 2014

Primeiro benefício do Arte que Salva no sertão do Maranhão

Neste mês de março começamos a investir o dinheiro arrecadado através do Projeto Arte Que Salva. O projeto criado e executado por Eve Picardi aconteceu da seguinte maneira: Eve foi até o sertão e distribuiu tintas e telas a crianças e adolescentes do povoado Sítio dos Arrudas, onde o PROMASE atua através do trabalho do casal de missionários Felipe e Adriana. As crianças fizeram pinturas em telas, de maneira que muitas crianças pintavam sobre panos próprios para telas de pintura. Estes tecidos pintados foram encaminhados a artistas plásticos renomados, de Belo Horizonte - MG e outras localidades, e foram confeccionadas telas - quadros decorativos para parede. Em outubro de 2013 aconteceu o leilão destas telas. Como algumas compras realizadas foram parceladas no cartão de crédito, o recurso foi completamente repassado à conta do PROMASE apenas em fevereiro deste ano.
 
Em março, fizemos então, a primeira entrega às 28 famílias beneficiárias: filtros de barro. Escolhemos entregar filtros porque no povoado Sítio dos Arrudas não há sistema de abastecimento nem tratamento de água nem esgoto. A maior parte das famílias bebe água do "brejo", um pequeno riacho que corre pelo povoado, onde a maioria dos moradores lava roupas, toma banho, lava seus animais e dá água para eles, lava carros e motos, e ainda tira dele a água para beber. Outras poucas famílias tem seus "poços" ou cisternas cavadas manualmente, abastecidas pelas águas superficiais do solo mas que podem ser facilmente contaminadas por fezes humanas e de animais e outros dejetos lançados no solo. Das 28 famílias que receberam o filtro, apenas uma já utilizava água filtrada. Todas as demais bebiam água diretamente do brejo ou poço, ou passada apenas no pano. Assim, os filtros visam a saúde das crianças e seus familiares, para diminuir a incidência de doenças como verminoses e infecções renais, tão comuns no sertanejo desta região.
 
A segunda etapa do Arte Que Salva atenderá necessidades específicas das 100 crianças beneficiárias, como roupas, calçados, materiais escolares, mochilas, redes, entre outros. Para isto, os missionários estão entrevistando cada família sobre as necessidades específicas de cada criança. Esta etapa de entrevistas deve terminar ainda neste mês de abril, e depois serão iniciados procedimentos para compra e entrega dos materiais. Esperamos que até o final de junho tenhamos concluído este trabalho.
 
Tentamos deixa claro a todas as famílias que o benefício recebido é um presente do próprio Deus dado a eles através de sua igreja e de pessoas que se importam com eles. Todavia, aqueles que beberem da água destes filtros ainda terão sede. Mas aqueles que beberem da água que Cristo der jamais terá sede, pois Jesus é a água da vida que mata a sede do nosso coração!
 
Continuemos a orar e a trabalhar para que os sertanejos conheçam a Jesus Cristo e tenham uma vida mais digna.
 
 Abaixo, fotos das entregas de alguns filtros.
 





















 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário