quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alfabetização de Jovens e Adultos



É um grande desafio o trabalho com alfabetização de jovens e adultos. Eu e Felipe estamos desde o começo do ano neste trabalho, participando como alfabetizadores voluntários do programa do governo federal "Brasil Alfabetizado". Eu estou com uma turma no povoado Sítio dos Arrudas, e o Felipe com uma no Por Enquanto.

O primeiro desafio é fazer com que os alunos engagem nas aulas. Eu estou tendo muita dificuldade nisso! Apenas 3 ou 4 tem sido frequentes. Outros, eu tenho tentado ensinar em casa, fazendo visitas domiciliares e passando "deveres" ou exercícios. Nesta época de panha de arroz é ainda mais tenso, pois muitos alunos ou se mudam para a roça, longe de suas casas, ou vão cedinho e voltam tarde e cansados após o trabalho. Estava ficando cansativo para mim, andar tanto em busca dos alunos e ainda me preocupar com o cumprimento das minhas responsabilidades. Comecei então a orar, pedindo a Deus que me mostrasse se devia abandonar este trabalho que estava me desgastando e tomando muito do meu tempo, ou se devia continuar. Daí comecei a ter experiências interessantes.

Uma delas foi na sala de aula, enquanto introduzíamos a letra "A" e discutíamos o tema "amor". Um aluno, muito participativo por sinal, observava a discussão e parecia pensativo. Aqui e acolá coçava a cabeça. De repente ele disse: "professora, isso aí que a senhora tá dizendo tá passando por mim". Fiquei sem entender, e pedi que explicasse. Diante da explicação, entendi que ele tava querendo dizer que as coisas que estávamos discutindo estavam fazendo sentido para ele. Ele estava pensando, meditando, deixando-se tocar pelo ensino. Muito legal se fosse apenas um processo educativo. Mais legal ainda por que ele saiu da sala falando com um colega: "É, Zé, tô vendo que eu tenho que mudar muita coisa na minha vida". Vi que o Espírito Santo, através da palavra de Deus, estava tocando aquele aluno. A palavra de Deus o estava incomodando. E ele estava percebendo isso, desejoso de dar uma resposta positiva aos ensinamentos e à voz divina. Muito lindo! 

Ainda tenho outras experiências. Mas acho que só essa já dá para vislumbrar como a ação de Deus às vezes é simples e acontece no processo do trabalho. Às vezes percebemos esta ação, muitas vezes parece-nos que nada está acontecendo e que estamos trabalhando em vão. Mas glória a Deus, porque podemos seguir "firmes e inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor, o nosso trabalho não é vão" (I Co 15:59).

Em Cristo,
Adriana Costa

2 comentários:

  1. Oiii Familia linda!! POxa q saudades desse Sertão LINDOOO!!
    Fico feliz em ver todas as coisas q Deus tem feito ai no Sertão do Maranhão!
    Espero logo reve-los...
    Melhoras pra Clea, e estou orando por todos vocês!
    Beijos
    e que Deus abençõe cada dia mais!
    Com carinho Ana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Saudades também viu? Vai ser muito bom reencontrá-la! Obrigada pelo carinho! Deus continue te abençoando.

      Adriana

      Excluir